São F. do Conde: Comitiva visita obras de construção do Centro de Apoio a Anemia Falciforme

Na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito Evandro Almeida visitou as instalações que vão abrigar o Centro de Apoio e Acompanhamento ao Paciente com Doença Falciforme e Outras Hemoglobinopatias. O espaço passa por obras de adequação e será entregue ainda este ano para a população e vai atender pacientes com anemia falciforme. No município, já foram identificados 62 casos da doença.

 “Este espaço era um sonho da nossa eterna Rilza Valentim e eu me sinto privilegiado em poder realizar mais este sonho da nossa prefeita. Ela que foi uma mulher guerreira que nunca deixou se abater por esta doença. Tenha certeza que ela ficaria orgulhosa com o trabalho que vamos desenvolver aqui”, declarou o prefeito Evandro Almeida.

O deputado federal Jorge Solla (PT) que conheceu as instalações e falou da importância de ter um espaço de referência para pacientes com a doença em uma cidade onde a população é em maioria negra. “Nós temos uma predominância da população negra aqui e esta doença é mais elevada nesses casos. É importante que o sistema de saúde se prepare para realizar o acompanhamento e cuidado mais intensivo. Esse paciente precisa de cuidado por toda a vida e aqui será um espaço privilegiado para construção de um plano terapêutico. Esse será um diferencial”, falou Jorge Solla.

Também acompanharam a visita o secretário da Saúde, Alberto Jorge Mattos; secretário de Habitação e Infraestrutura, Ruy Barbosa; a secretária de gabinete, Ana Cristina Marques de Jesus; o secretário de Governo Carlos Alberto Bispo Cruz, a assessora de comunicação Vanessa Dantas e os vereadores Eliezer de Santana e Arlete Medeiros; além da assessora especial Telma Silva, que está responsável pelo Centro e a enfermeira sanitarista Ana Cláudia Reis.

O objetivo do Centro é promover aconselhamento, acompanhamento e diagnóstico, visando aumentar a qualidade de vida dos pacientes por meio de uma assistência de qualidade. A unidade funcionará com enfermeiro, psicólogo, nutricionista, assistente social e médico hematologista e deverá funcionar das 08h às 16h, na Rua Juvenal Eugênio de Queiroz, na Baixa Fria. Após a visita ao Centro, a comitiva seguiu para visitar as obras da Policlínica, também na Baixa Fria.