Candeias: Carros de som com propaganda eleitoral são vistoriados

Os carros de som que circulam no município com propaganda eleitoral serão vistoriados. O trabalho foi iniciado nessa segunda-feira (5) e segue até sexta-feira (9). O objetivo da ação é combater a poluição sonora e conscientizar os motoristas sobre o volume recomendado pela legislação que é de 70 decibéis. A vistoria está sendo realizada nas dependências da Secretaria de Serviços Públicos, localizada na BA- 522, próxima a antiga fábrica da CCC, das 8h às 17h.

A fiscalização vai indicar parâmetros e informar os casos de emissão abusiva de ruídos. Com o uso de decibelímetros, os técnicos fiscalizam o nível sonoro emitido pelos equipamentos instalados nos veículos, mostrando o volume correspondente a 70 decibéis, o máximo permitido entre 7 e 22 horas, conforme a Lei Municipal.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, são esperados aproximadamente 200 veículos até o último dia de vistoria. Depois de realizada a vistoria, o condutor recebe um selo de autorização que deverá ser colocado no para-brisa do veículo para fácil identificação dos agentes fiscalizadores. Caso o veículo apresente alguma irregularidade, o proprietário pode receber multa e ter os aparelhos sonoros apreendidos.