Deputados estaduais aprovam reforma administrativa

    Com informações Correio, G1 e BN/Foto: Reprodução- TV AL-BA

    Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (12), o projeto de lei 22.975/2018, que modifica a estrutura da organização da administração pública. A votação aconteceu em meio a uma onda de protestos por parte dos servidores estaduais contra o aumento da alíquota da contribuição previdenciária. Com a aprovação, a taxa de contribuição previdenciária sobe de 12% para 14% e o repasse do governo no Planserv reduz de 4% para 2%. O artigo que trata do teto salarial dos servidores ficou para ser votada na próxima semana.

    No pacote da reforma administrativa encaminhada pelo Governo, foram aprovadas também a extinção de órgãos como a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic) e o Centro Industrial do Subaé (CIS).

    Já a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), que foi um dos focos dos protestos realizados pelos servidores, tem sua extinção autorizada. Neste contexto, será criada a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) para “coordenar e executar projetos, gerenciar intervenções de engenharia, bem como executar as obras e ações inerentes às políticas de edificações públicas, desenvolvimento urbano e habitacional no Estado da Bahia”.

    Reforma Administrativa

    De acordo com o Governo da Bahia, a reforma administrativa prevê a extinção de 800 cargos comissionados e a reestruturação de empresas e autarquias da administração estadual. As medidas devem gerar uma economia de R$ 400 milhões anuais, segundo o governador Rui Costa.

    Com a reforma, serão encerradas as atividades do Centro Industrial Subaé (CIS) e da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), que se tornarão superintendências integradas à estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Já a Bahia Pesca poderá ser adquirida pela iniciativa privada ou gerida por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).
    A reforma também prevê a extinção da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), que se tornará uma superintendência. No entanto, Rui informou que “um acordo foi proposto pelos funcionários e, se aprovado, pode mudar a situação da empresa, dentro do projeto de reforma”.
    Outras unidades passarão por um processo de reestruturação que envolverá a extinção de diretorias e funções como a de presidente. São elas: Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Empresa Gráfica da Bahia (Egba), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), Junta Comercial do Estado (Juceb) e Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA).