Lago dos EUA contém vestígios do novo coronavírus na água, afirmam pesquisadores

Foto: Reprodução

O Lago Superior, que fica na cidade de Minnesota (EUA), apresentou traços do novo coronavírus em amostras de água analisadas por cientistas locais.
De acordo com o portal Viva Bem, do UOL, o estudo foi realizado entre julho e setembro deste ano. Os pesquisadores afirmam que ainda não há motivo para pânico.

Os testes foram realizados entre 11 e 18 de setembro, e analisaram amostras de oito praias do Lago Superior desde o dia 4 de julho.

Ainda não se sabe o motivo para os vestígios do Sars-Cov-2 terem sido encontrados lá. Não existem evidências, segundo os líderes da pesquisa, de que banhistas possam se infectar.

“O objetivo principal não é assustar as pessoas, mas sim responder questões da comunidade. É misterioso e interessante ao mesmo tempo. Entender onde procurar o vírus é realmente fundamental para lidar com esses tipos de infecções no futuro”, afirma Richard Melvin, líder do projeto, em entrevista para a “KARE 11”, afiliada da emissora “NBC”.

Os cientistas acreditam que os vestígios do vírus foram levados por banhistas para o lago, ou por meio de contaminação da água por esgoto. As pesquisas devem ser continuadas no local, segundo Melvin, com apoio do Departamento de Saúde de Minnesota.

Fonte: Bahia Notícias