Candeias: cursos do Senai já capacitou 520 jovens e adolescentes no município; muitos já trabalham em suas áreas

A inauguração da unidade do Serviço Nacional das Indústrias – Senai, em Candeias, com o início das aulas em janeiro de 2019, mudou a perspectiva de 520 jovens candeenses. Inscritos nos 15 cursos profissionalizantes oferecidos na unidade nos turnos matutino e vespertino, mais de 200 jovens já conseguiram ingressar na área de qualificação escolhida. O investimento da Prefeitura de Candeias nos cursos foi de mais um milhão de reais para a formação das 17 turmas.

Para o ano de 2021 e 2022, a prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda – Setrer, e o Senai pretendem renovar o contrato com as seguintes inovações: criação dos Cursos Técnicos Noturno (com duração de dois anos), de Mecânica Industrial ou Logística; e desenvolvimento de novas apostas, como os cursos de Confecção de Bijuteria, Meio Ambiente, Energia Solar (Fotovoltaica) e Reciclagem.

De acordo com a equipe da Setrer, alunos formados nos cursos de Conferente, Auxiliar de Operações Logística, Operadores de Empilhadeira, Auxiliar Administrativo, tiveram oportunidade de trabalhar na Central de Distribuição (CD) de uma grande rede varejista do município e em outras empresas nas áreas de supermercados e transportes.

Os alunos do curso de construção de móveis de paletes, curso que foi uma aposta no município, tiveram a iniciativa de tentarem empreender no segmento, e estão alcançando os objetivos.

Já para os alunos do curso de Desenvolvedor de Sistema, existem as tratativas para formação de uma parceria com a UFBA e Unifacs, junto ao Senai, no objetivo de criar uma incubadora e aceleradora, afim de desenvolver procedimentos na área de logística e de estoque, para oferecer às empresas e indústrias sediadas em Candeias.

15 cursos são oferecidos de acordo aos segmentos de trabalho da região

São duas turmas de curso Auxiliar Administrativo, duas de Construtor de Móveis de Paletes, Mecânico de Motocicleta, Desenvolvedor de WEB, Operador de Paleteira Elétrica, Conferente, Auxiliar de Operações Logística, Operador de Empilhadeira Elétrica, Eletricista Industrial, Desenvolvedor de Sistema, Mecatrônica Industrial, Operador de Empilhadeira a Combustão, Instalador e Reparador de Sistema de Internet e Telefonia e Mecânico de Manutenção Industrial e Instrumentista Industrial.

Ainda há as parcerias da Prefeitura de Candeias para a oferta de cursos adicionais, alguns também gratuitos, como Ajudante de Produção, Auxiliar Administrativo, RH, Eletricista e Instalador Predial de Baixa Tensão, Assistente de Produção, Doces e Salgados.

Com duração total de 3.532 horas/aulas de cursos, o Senai já executou 3.002 horas aulas, restando 530 horas para os alunos de três cursos iniciados em janeiro deste ano, que serão concluídas logo após o retorno das atividades.

Inscrições 2021

Ainda sem data confirmada para as próximas inscrições, que depende da volta das atividades normais, a previsão de formação das novas turmas de 2021 terá o cadastro pela plataforma online já existente, de acordo com a disponibilidade dos cursos.

“Não há critérios, quanto a idade cronológica do futuro aluno, entretanto a prioridade é sempre para os mais jovens a partir de 18 anos, para dar sequência aos estudos”, explicou o assessor técnico da Setrer, Jorge Carvalho. Segundo ele, a exceção é somente para os cursos de maior complexidade como os de Mecatrônica, Instrumentista, Desenvolvedor de Sistemas, nos quais os inscritos realizam, inicialmente, uma prova de aptidão.