Europa vive maior surto de varíola dos macacos da história

    O surto de varíola de macacos está sendo uma pauta de emergência pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A sede convoca, nesta sexta-feira (20), uma reunião emergêncial sobre a doença que foi identificado em pelo menos nove países. Outros países como a Bélgica, França e Canadá também confirmaram casos.
    Somente na Europa, já foram identificados pelo menos 10 casos, que representa o maior número registrado na história da região. Países fora do continente europeu, como a Austrália e os Estados Unidos também registrou casos da doença. A maioria dos diagnósticos não tem ligação com viagens para o exterior.
    O Grupo Consultivo Estratégico e Técnico sobre Riscos Infecciosos com Potencial de Pandemia e Epidemia (STAG-IH) irá se reunir e aconselha a OMS sobre riscos em potencial que são uma ameaça a saúde mundial.
    Não existe uma vacina específica conra a doença, porém os imunizantes que são utilizados para o tratamento conseguem combater cerca de 85% dos sintomas do vírus
    O que seria essa doença?
    Ela é uma infecção viral, semelhante a varíola dos humanos. Normalmente a transmissão ocorre quando o animal passa para as pessoas que estão próximas das Florestas da África Central e Ocidental. No entando, a contaminação entre humanos pode acontecer, mas é mais raro.
    Bnews