Mineradora sediada em Jacobina é vendida para empresa sul-africana

mineradora Yamana Gold, que atua na cidade de Jacobina, a cerca de 340 Km de Salvador, foi vendida para o grupo sul-africano Gold Fields. A informação foi confirmada pela Jacobina Mineração Yamana Gold nesta terça-feira (31).

De acordo com reportagem do Correio*, os detalhes da compra e venda serão finalizados no 2º semestre de 2022. A Gold Fields vai continuar em todas as regiões e manterá os compromissos com as comunidades e colaboradores. As operações de Jacobina devem seguir sem alterações.

Ainda segundo as informações, a aquisição total das ações custou 6,7 bilhões de dólares (cerca de R$ 32,2 bilhões na cotação atual). O acordo criará uma mineradora com produção anual de ouro de cerca de 96,4 toneladas. Com isso, ela vai superar a rival sul-africana AngloGold Ashanti, se tornando o quarto maior grupo de mineração de ouro do mundo, atrás das empresas Newmont, Barrick e Agnico.

A Gold Fields Limited possui nove minas em operação na Austrália, Chile, Gana, Peru e África do Sul, incluindo a Asanko Joint Venture em Gana. Atualmente o grupo produz cerca de 68 toneladas de ouro por ano.

A reportagem ressalta que com a fusão das duas companhias, a Gold Fields se torna uma produtora de ouro com maior vida útil . A expectativa é que em 2024 a Gold Fields seja a 3ª maior produtora.

Chris Griffith, executivo-chefe da Gold Fields, disse que a principal razão para a compra da Yamana é criar um motor de crescimento para além dos próximos quatro anos, quando sua produção começará a cair após o desenvolvimento do Salares Norte. “O que queríamos fazer era aumentar nosso pipeline, aumentar nossas operações na América do Sul e ter presença no Canadá”, comentou em entrevista ao Financial Times.

 

 

 

Bnews