Polícia Civil abre inquérito para investigar demolição da casa do polonês Frans Krajcberg

A polícia de Nova Viçosa, extrema sul da Bahia, investiga a demolição da casa do artista plástico polonês, Frans Krajcberg. Após a morte do artista, em 2017, o imóvel e todas as obras, haviam sido doados ao Governo da Bahia.

A demolição ocorreu na última quarta-feira (10), sob aval da prefeitura local. A ação foi repudiada pelo Governo do Estado, que classificou a destruição como criminosa. Até o momento, cerca de 10 pessoas prestaram depoimento na delegacia da cidade.

Em entrevista ao G1, a prefeita de Nova Viçosa, Luciana Machado, disse que o imóvel não pertence ao estado. “Uma casa totalmente abandonada há anos, não possui nenhum registro. Verificamos no cartório, simplesmente a matrícula está sob domínio geral do Município”, afirmou a gestora, ressaltando que a casa foi demolida para a construção de um píer.

Segundo o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), documentos provam que imóvel que fica na Praça Oscar Cardoso também está incluído na doação do artista, pois é citado no inventário (página 31 no item 6) e ainda o nome de Frans Krajcberg aparece no título de regularização fundiária do imóvel.

A polícia também vai analisar documentos para saber se houve dano ao patrimônio público. Não há prazo para a conclusão do inquérito. A casa que pertencia ao artista plástico polonês ficava na região histórica de Nova Viçosa e tinha mais de 200 anos.

O espaço servia como escritório administrativo e apoio para Frans Krajcberg. A partir dele, o artista seguia em direção ao mangue em busca de matéria-prima para as obras. Após a demolição é possível ver a água do rio que passava ao fundo da casa.

 

 

Bnews