SALVADOR TEM AÇÕES DO DEZEMBRO VERMELHO EM COMBATE, PREVENÇÃO E ATENÇÃO AO HIV

Foto: Reprodução

O mês de dezembro em Salvador terá ações de combate, prevenção e atenção contra o vírus HIV, a AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). O objetivo do dezembro vermelho é chamar atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas que vivem com o vírus.

Entre as atenções deste ano, está a ampliação da oferta da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), método de prevenção que consiste no uso diário ou programado de um medicamento anti-HIV proteger contra a infecção pelo vírus em caso de exposição, que passou a ser ofertada no SEMAE, com isso Salvador passa a ter dois serviços municipais com oferta de PrEP: o SAE Marymar Novais, localizado na Rua Arthur Bernardes, N 01, Dendezeiros, e o SEMAE Liberdade, localizado na Rua Domingos Requião, S/N, Liberdade.

Para os pacientes que realiza o acompanhamento com médico(a) particular ou por plano de saúde pode retirar PrEP gratuitamente pelo SUS na Unidade de Dispensação de Medicamentos (UDM) que fica localizada na Av. Jequitaia, Nº 40 – Edf. Conde dos Arcos, Comércio, próximo à praça Marechal Deodoro – Monumento das Nações (praça da mãozinha).

A PEP (profilaxia pré-exposição ao HIV), outro método de proteção ao HIV, que pode ser utilizado em até 72 após uma exposição de risco, como sexo sem preservativo ou acidente ocupacional, está disponível 24 h por dia em 05 UPAS do município UPA Dr. Hélio Machado (todas idades), UPA Vale dos Barris (todas as idades) UPA Valéria (maiores de 12 anos) UPA Adroaldo Albergaria (maiores de 12 anos) PA Dr. Alfredo Bureau (maiores de 12 anos).

O teste para HIV e a distribuição de preservativos e gel lubrificante está disponível também nas Unidades Básicas e Unidades de Saúde da Família do município de Salvador.

O titular da SMS, Décio Martins, afirma: “A SMS também vem investindo na qualificação das equipes de saúde para oferta de todos os métodos de prevenção combinada ao HIV de maneira segura, respeitando a autonomia de cada pessoa e livre de preconceitos e discriminações, ainda no mês de outubro, de forma preparatório para o Dezembro Vermelho, 138 profissionais de saúde participaram de capacitação sobre o tema. AS UPAS que ofertam PrEP também passaram por capacitação de atualização sobre os novos protocolos”.

Há investimento nas as ações de promoção e prevenção à saúde realizadas junto à comunidade e a organizações da sociedade civil e movimentos sociais, entre estas ações, com o intuito de aproximar a população mais vulnerável aos Serviços de Assistência Especializada (SAE) do município de Salvador está o agendamento de consultas com equipes multidisciplinares destes serviços, para pessoas que trabalham como profissionais do sexo através do Projeto Força Feminina.

Para avançar na comunicação sobre o tema, também foi publicada a campanha virtual “Mitos e Verdades da prevenção combinada ao HIV”.

Ibahia