Concurso para soldado da PM-BA faz pergunta sobre artista trans e viraliza na internet.

 

Uma questão presente no concurso para soldado da Polícia Militar da Bahia (PMBA), realizado neste domingo, 22, chamou a atenção e teve grande repercussão nas redes sociais por causa do assunto inesperado. O motivo foi que a questão número 34 da prova perguntava aos candidatos quem foi a primeira artista transgênero a conquistar o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

A resposta correta é a cantora, compositora e atriz Liniker . No dia 17 de novembro do ano passado, ela recebeu o prêmio com o disco “Indigo Borboleta Anil” e se emocionou ao subir no palco e agradecer aos fãs.

“Hoje algo histórico acontece na história do meu país. É a primeira vez que uma artista transgênero ganha um Grammy. Muito obrigada a toda minha equipe que esteve comigo desde o começo, sonhando junto comigo”, disse antes de ser aplaudida de pé pelo público.

A questão – da parte de “conhecimentos gerais” – foi comemorada por muitas pessoas, nas redes sociais, por trazer questões como representatividade e diversidade à prova. “Um tapa na cara de muitos”, escreveu uma jovem, no Twitter. “É atualidade e Liniker entrou para a história. Nada melhor que o concurso da PM-BA trazer isso”, comentou outra.

GRAMMY

Liniker, de 27 anos, conquistou o prêmio de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira com o disco “Indigo Borboleta Anil”, no dia 17 de novembro de 2022, tornando-se a primeira artista trans a ganhar um Grammy, algo que foi lembrado por ela durante seu breve discurso, feito em espanhol. “Sou uma cantora, compositora e atriz brasileiro. Hoje, algo histórico acontece na história do meu país: é a primeira vez que uma artista transgênero ganha um Grammy”, declarou.

Concorriam na mesma categoria artistas como Caetano Velloso, Marisa Monte e Ney Matogrosso. A artista paulista concorria ainda na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa, com a música “Baby 95”.

 

Confira a pergunta completa:

Um dia histórico para o mundo da música. A cantora conquistou o Grammy Latino de ‘Melhor Álbum de Música Popular Brasileira’  nesta quinta-feira (17.11) e se tornou a primeira artistas assumidamente trans a levar esse prêmio. Ao ter seu nome revelado na cerimônia, que aconteceu em Las Vegas, todos os convidados a aplaudiram de pé”.

A notícia trata do prêmio dado à cantora

(A) Gloria Groove
(B) Pabllo Vittar
(C) Liniker
(D) Linn da Quebrada
(E) Aretuza Lovi.

 

 

Aratuon