Médico e fisioterapeuta esclareceram dúvidas sobre saúde e lesões do joelho no “Fala Comigo” desta terça – feira (19)

A fisioterapeuta Daniele França e o ortopedista Marcelo Midle em entrevista ao programa “Fala Comigo”. Foto: Larissa Alves

Larissa Alves

Dores crônicas são bem comuns entre os brasileiros. Segundo dados do Ministério da Saúde, após um levantamento realizado no ano passado, cerca de 36,9% dos brasileiros acima de 50 anos sofrem com essa questão, que afeta principalmente a articulação dos joelhos. Por vezes, dúvidas sobre esta condição surgem e foi por meio disso que, na manhã desta terça-feira (19), o “Fala Comigo” trouxe dois especialistas no assunto: a fisioterapeuta Daniele França e o médico ortopedista e traumatologista Dr Marcelo Midle, especialista em cirurgia no joelho.

O público enviou várias perguntas destinadas aos convidados que foram prontamente ditas pelo apresentador Edilton Luis. Durante a entrevista, o Dr Marcelo esclareceu em uma de suas falas a dúvida enviada por um ouvinte sobre “quais são os tipos de cirurgia realizadas para a melhora de lesões no joelho”, que foram classificadas pelo especialista em duas categorias de nível maior a menor e o processo de reabilitação.

“Existem as cirurgias maiores, que são as cirurgias de prótese, por exemplo, que é a cirurgia de substituição da articulação. Essas são as cirurgias mais abertas e existem cirurgias minimamente invasivas. Elas têm uma tendência a ter uma recuperação mais rápida. Então, a cirurgia de menisco é uma cirurgia rápida, muitas vezes demora 15, 20 minutinhos, às vezes até menos. A pessoa consegue receber alta no mesmo dia, muitas vezes, em alguns casos, consegue sair andando, já começa uma reabilitação, ou no mesmo dia, ou no dia seguinte”, esclareceu o ortopedista.

A pisada torta é um termo conhecido popularmente entre os brasileiros para definir um desvio no eixo do calcanhar que pode também acarretar uma dor nos joelhos, porém, muitos ainda não sabem quais são os tratamentos que possibilitam uma melhora desta condição. Por meio desta questão, a fisioterapeuta Daniele França explicou qual o exame diagnóstico e os tratamentos ofertados para a melhora deste estado físico.

“A baropodometria é um exame onde identifica exatamente onde essa paciente está gerando mais carga num arco plantar, e a partir dessa identificação é prescrito uma palmilha aonde vai corrigir essa pisada e ela vai fazer o uso dessa palmilha diariamente. É bom já identificar porque pisada errada, inadequada, vai gerar dor mais tarde no joelho e até mesmo no quadril, o desarranjo, um desalinhamento particular, que é ascendente, então o quanto antes Identificar e tratar, principalmente com o uso de palmilhas e até mesmo a correção dessa pisada com técnicas também de fisioterapia, vai prevenir outras lesões”, disse a profissional de saúde.

Vale ressaltar que ambos profissionais atendem no Hospital da Clima, localizado na rua Desembargador Teixeira de Freitas, n.º 10, no bairro Pitanga, na cidade de Candeias. O Dr Marcelo Midle também realiza atendimentos presenciais na capital baiana, Salvador.

Lembrando que o programa “Fala Comigo” vai ao ar de segunda a sábado, das 06:00 às 09:00 hrs, na Baiana FM – a rádio que você não para de ouvir!