
Após um apagão cibernético prejudicar voos em vários lugares do mundo nesta sexta-feira (19), passageiros em aeroportos publicaram nas redes sociais fotos de cartões de embarque escritos à mão.
“A interrupção da Microsoft/CrowdStrike derrubou a maioria dos aeroportos da Índia. Recebi meu primeiro cartão de embarque escrito à mão hoje 😅”, escreveu Akshay Kothari, que tinha um voo entre as cidades indianas de Hyderabad e Calcutá.
O problema estaria relacionado a sistemas que utilizam Windows na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital. O incidente também prejudicou serviços bancários e de comunicação.
Um estudante de medicina da Malásia que tinha um voo pela FireFly publicou no X: “Cartão de embarque manuscrito. Obrigado, Microsoft”.
Em outro aeroporto, um passageiro da Ryanair, empresa low cost de aviação, escreveu:
“Embora tenhamos medo de que os robôs tomem conta de nós, o que conseguimos foi um cartão de embarque parecido com a passagem de ônibus dos anos 90”, disse o turco Tufan Poyraz.
Os relatos são principalmente da companhia aérea IndiGo, da Índia, e da FireFly, da Malásia.
A IndiGo repostou um dos cartões manuais e escreveu no X: “Obrigado pela sua paciência durante a interrupção. Esperamos que a vibração retrô tenha tornado sua jornada um pouco mais memorável”.
A companhia também afirmou que lamenta o impacto nas viagens causado pela interrupção mundial do sistema. “Nossa equipe está trabalhando incansavelmente para resolver o problema e restaurar o serviço normal o mais rápido possível”.
Em um comunicado, a FireFly também pediu desculpas pelo incoveniente, agradeceu a paciência e disse que sua equipe está trabalhando para resolver o problema o quanto antes.
‘Tela azul’: entenda a interrupção cibernética
A empresa norte-americana CrowdStrike informou que sua ferramenta, chamada Falcon, que serve para detectar possíveis invasões hackers, teve um problema na atualização (update) de software.
Um dos clientes impactados pela falha foi a Microsoft, que teve todos os seus serviços interrompidos. Usuários em todo o mundo relataram nas redes sociais que, ao ligar o computador, o sistema Windows travou, exibindo “tela azul”.
Isso se deu porque a Microsoft tem um software de computação em nuvem (ou “cloud”, em inglês) chamado Azure, que usa a ferramenta Falcon.
☁️ Computação em nuvem é um serviço de armazenamento usado por empresas de vários setores para hospedar grandes informações, como dados de clientes, por exemplo. Além da Microsoft com a Azure, outras gigantes da tecnologia, como Google e Amazon, oferecem soluções em cloud a outras companhias.
A dona do Windows afirmou por volta das 8h10 (horário de Brasília) que a falha já havia sido resolvida, mas que problemas residuais ainda poderiam ocorrer. Os aplicativos Teams, PowerBI e Fabric, por exemplo, apresentavam instabilidade até a última atualização desta reportagem.