Trump começou agradecendo o apoio do público, da família e de amigos. O republicano classificou a própria vitória como o “maior movimento político de todos os tempos”.
“Eu não vou descansar até devolver essa América segura e próspera que merecemos. Essa vai ser a era de ouro da América”, afirmou Donald Trump em primeiro discurso após votação nos EUA.
“Essa é uma vitória magnífica para o povo americano. Vai nos permitir ‘make américa great again’ – fazer a América grande de novo. (…) Também ganhamos no voto popular, isso é ótimo. Ganhar o voto popular foi bem legal, é um sentimento maravilhoso de amor (…) Vocês terão muito orgulho do voto de vocês”, disse.
Na ocasião, Trump tinha 267 delegados contra 214 da democrata Kamala Harris. Ganha o candidato que conseguir 270 votos (que é a metade do número de delegados do país + 1). Ele liderava a disputa no Colégio Eleitoral e no voto popular. Além disso, o jornal “The New York Times” estimava chance de vitória para ele acima de 95%.
De acordo com dados da Associated Press, Trump liderava em todos os estados-chave considerados decisivos para vencer a eleição presidencial.
Discurso
“Francamente, acredito que esse foi o maior movimento político de todos os tempos. Nunca houve nada como isso. E agora vamos chegar a um novo nível de importância, porque vamos ajudar o nosso país a se curar. Nosso país precisa de ajuda urgente. Vamos consertar nossas fronteiras, vamos consertar tudo que está errado nesse país. Nós fizemos história hoje (…) Quero agradecer ao povo americano pela honra de ser eleito, de ser o 47º presidente e o seu 45º presidente (…) Essa vai ser a era de ouro da América”, diz Donald Trump em pronunciamento.
Durante discurso, Trump agradece família e fala sobre eleição para o Senado e para a Câmara. “Pegamos de volta o controle do Senado (…) E também parece que vamos manter o controle do nosso Congresso”.
Trump parabeniza seu vice, J.D. Vance, que o agradece. “A confiança que você deposita em mim, eu agradeço por isso. testemunhamos a mais incrível volta por cima na história da política americana. E sob a liderança do presidente Trump, vamos sempre continuar lutando por vocês”.
“Vamos ter que fechar nossas fronteiras e vamos parar com esse fluxo de pessoas para o nosso país. Queremos que as pessoas venham, claro, mas temos que permitir que elas entrem de forma legal”, diz Donald Trump.