Bahia vence Atlético-GO pelo Brasileiro e confirma vaga histórica na Libertadores

Com gols de Thaciano e Luciano Rodríguez, Esquadrão de Aço bateu o Atlético-GO neste domingo (8), por 2 a 0, e terminou o Brasileirão na oitava colocação

Foto: Junior Damasceno/Photo Premium/Gazeta Press

Depois de 35 anos, o Bahia está de volta à Libertadores da América. Nesse domingo (8), o Esquadrão venceu o Atlético-GO por 2 a 0, pela última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, e confirmou vaga na competição internacional do ano que vem. O duelo foi disputado na Arena Fonte Nova, em Salvador.

A última participação tricolor na Liberta foi em 1989. Um ano antes, o clube baiano conquistou seu último título brasileiro. Em 2025, a equipe treinada por Rogério Ceni disputará a fase preliminar do certame continental.

Nessa tarde, Thaciano, no primeiro tempo, e Luciano Rodríguez, no segundo, fizeram a alegria dos mais de 47 mil torcedores presentes na Fonte. O Bahia termina o Brasileirão com a melhor campanha de sua história, na oitava colocação, com 53 pontos.

Já o Dragão, que já estava rebaixado à Série B antes do início da rodada, acaba o Brasileirão na vice-lanterna. Apenas o Cuiabá ficou atrás.

Premiação

A premiação concedida ao Bahia pela oitava posição será de R$ 31,3 milhões. O Atlético-GO não receberá nenhuma quantia, em virtude da queda.

Relato do jogo

Atlético-GO quase marca

Apesar da pressão da torcida na Fonte Nova, quem quase abriu o placar foi o Atlético-GO. Aos sete minutos, a zaga do Bahia vacilou, e a bola sobrou para Derek, na cara do gol. O camisa 9 do Dragão, contudo, chutou para fora.

Bahia perde inúmeras chances

Depois, o Bahia começou a perder inúmeras chances, Aos 21, o atacante Luciano Rodríguez ficou cara a cara com o goleiro Ronaldo, mas chutou para fora. Dois minutos depois, o Tricolor trabalhou bem pela esquerda, e Luciano Juba cruzou na área. Ademir chegou batendo sozinho, de primeira, e por muito pouco não marcou.

Aos 26, Lucho Rodríguez saiu de novo na cara do gol, após passe de Thaciano na área. O uruguaio se jogou em cima da bola, e Ronaldo saiu bem para fazer a defesa. O camisa 17 ia dando uma assistência para Ademir aos 31 minutos, mas o “Fumacinha” também parou em Ronaldo.

O Bahia ainda acertou a trave aos 36 minutos. Everton Ribeiro cobrou escanteio na área, e Gabriel Xavier acertou o poste esquerdo de Ronaldo.

Thaciano abre o placar!

O sofrimento tricolor na Fonte Nova virou alívio aos 41 minutos. Thaciano se posicionou bem na área, aproveitou o cruzamento de Ademir e cabeceou a bola para o fundo das redes. Era o primeiro gol do Esquadrão.

Bahia amplia de pênalti!

O Bahia ampliou o placar logo no início do segundo tempo. Aos oito minutos, Lucho Rodríguez passou no meio de dois jogadores do Atlético-GO e foi derrubado dentro da área. O árbitro Gustavo Ervino Bauermann assinalou a penalidade máxima.

O próprio uruguaio foi para a cobrança. Com categoria, ele colocou no cantinho direito, sem qualquer chance para Ronaldo.

Bahia 2 x 0 Atlético-GO

Bahia

Danilo Fernandes; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Yago Felipe), Everton Ribeiro (Cauly) e Thaciano (Biel); Ademir (Everaldo) e Luciano Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni.

Atlético-GO

Ronaldo; Maguinho, Adriano Martins (Pedro Henrique), Alix e Guilherme Romão; Gonzalo Freitas (Luiz Gustavo), Roni, Rhaldney (Lacava) e Shaylon (Janderson); Derek (Jan Hurtado) e Alejo Cruz. Técnico: Anderson Gomes.

Gol

Thaciano (41min1ºT) e Luciano Rodríguez (13min2ºT), para o Bahia

Cartões amarelos

Everaldo, Acevedo e Yago Felipe (Bahia); Gonzalo Freitas (Atlético-GO)

Público: 47.223 pagantes
Renda: R$ 1.934.447,00
Motivo: 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 8 de dezembro de 2024 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador

Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
Auxiliares: Thiaggo Americano Labes e Bruno Muller (ambos de SC)
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (PR)