Quem trabalha com política já ouviu diversas vezes que a “eleição municipal é termômetro para a federal, e vice-versa”. Pensando nisso, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) pretende aproveitar o cenário positivo nas eleições em Salvador para lançar o nome de Kleber Rosa, que foi candidato do partido à prefeitura na capital baiana, na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
A possibilidade já é discutida internamente no partido, que avalia que a legenda pode, enfim, conquistar seu espaço na bancada baiana de deputados federais. Segundo membros do partido, a tendência é de que Kleber busque fortalecer mais seu votos em Salvador, mas também buscar dialogar com a população do interior do estado, onde o psolista deve encontrar mais dificuldade.
Kleber Rosa bateu o recorde de candidato do PSOL mais votado na disputa pela prefeitura de Salvador. O então candidato ocupou a segunda posição na eleição, desbancando o vice-governador Geraldo Jr. (MDB), e somou 138.610 votos, representando 10,43% da votação válida no eleitorado soteropolitano. O recorde era de Hilton Coelho em 2008, que chegou aos 51.196 votos.
Após o resultado histórico na disputa em Salvador, o cenário para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) também é positivo. Os psolistas almejam a ampliação da bancada, indo para dois parlamentares. Despontam como os favoritos para ocupar os postos o deputado estadual Hilton Coelho e o vereador de Feira de Santana, Jhonatas Monteiro, que não conseguiu renovar seu mandato apesar de ser o candidato mais votado na cidade.
Foi levantada a possibilidade de Hilton disputar uma cadeira em Brasília, contudo, a situação não estaria nas preferências do deputado. Segundo uma liderança do partido, o nome de Hilton na eleição da AL-BA pode colaborar para a “nova meta” do PSOL em eleger dois deputados para a Casa Legislativa baiana.
Atualmente, Kleber Rosa é coordenador da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia, cargo que ocupa há 2 anos. Em 2022, ele foi candidato ao governo do estado, também pelo PSOL, e ocupou a 4ª colocação com 48.239 votos na disputa eleitoral.