Candeias: Secretária de Saúde presta esclarecimentos aos vereadores

Na manhã desta quinta-feira (19), os vereadores de Candeias receberam na sala Vip da Câmara a secretária de Saúde do município, Iolanda Cruz e o diretor do Hospital Ouro Negro, Fábio Pinheiro, para prestar esclarecimentos sobre os atendimentos, além de datas de pagamentos e reformas de centros médicos.

A vereadora Marivalda, líder do prefeito na Câmara, conduziu a conversa apresentando as reivindicações, não somente dos vereadores, mas dos pacientes da sede e dos distritos. A edil norteou as conversas nos seguintes pontos: Salários atrasados de servidores da saúde; Retornos das cirurgias após reforma; Reformas dos PFS’s; Central de marcação da Multiclínica dentre outros.

A secretária informou que houve de fato atrasos nos salários, mas que agora no fim de março irá realizar os pagamentos e no mês de Abril tudo estará regularizado. Ela informou ainda que algumas cirurgias já voltaram a ser feitas no Hospital Ouro Negro e que outros procedimentos irão acontecer na unidade de saúde.

Fazendo um elo entre o executivo com o legislativo, a vereadora Marivalda perguntou sobre o processo de marcação da Multiclínica, já que a população vem cobrando mais agilidade no setor. Iolanda respondeu que a forma de marcação é arcaica e que vai fazer mudanças drásticas nesse setor. “Vamos montar uma central de marcação em outro lugar que não for a Multiclínica, pois lá já ficou apertado para a demanda. Mas agora será diferente: vamos atualizar essa marcação e nossos pacientes terão mais tranquilidade nesse procedimento”, informou a secretária.

O vereador e presidente da Casa, Gil Soares (PTB), falou sobre uma possível emenda oriunda do federal para compra de um mamógrafo, algo que não foi descartado pela secretária. “É um pedido relevante e se essa verba vier tenha certeza que iremos fazer esse investimento sim”, garantiu a chefe da pasta.

O Vereador Valdir Cruz cobrou a implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva Móvel (UTIM), para o município, mas a secretária informou que não encontrou nenhum projeto quando chegou ao gabinete em relação a essa demanda. “Minha primeira posição foi disponibilizar um mínimo de condições de trabalho, agora vou cobrar para melhorar a situação da saúde no município”, prometeu a secretária.

Um novo encontro foi agendado para o próximo dia 28 de abril no mesmo local para a secretária trazer alguns resultados do que foi discuti entre eles na reunião. Além dos vereadores já citados, participaram da reunião Pitágoras Ibiapina (PP), Rafa de Beijoca, João Claudio, Alcione Cica, Rosana de Bobó, Roberto Melo e Rita Loira.

Por Uilson Victor