Governo mobiliza aliados para votar meta fiscal de 2015

O Palácio do Planalto prevê um prazo de dois dias para votar no Congresso a mudança da meta fiscal de 2015. Para isso, mobilizou seus ministros e lideranças governistas para impedir que a oposição consiga dificultar ou adiar a votação do projeto de lei que autoriza o governo a fechar 2015 com déficit primário de até R$ 119,9 bilhões. A primeira sessão conjunta das duas Casas Legislativas está marcada para a noite desta terça-feira (24).

A estratégia de atuação foi discutida na reunião de coordenação política, realizada ontem (23), no Palácio do Planalto. Os ministros Jaques Wagner, da Casa Civil, e Ricardo Berzoini, da Secretaria de Governo, e os líderes governistas entraram em campo para mobilizar os aliados. O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que também se reuniu com Jaques Wagner,  para discutir a ação estará em São Paulo pela manhã, mas retorna à tarde a Brasília para acompanhar a votação no ministério.

Para o líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), a votação da meta fiscal será “sem dúvida nenhuma” o maior desafio do governo na pauta do Congresso este ano. “Vamos ter muitos debates, tenho certeza e convicção de que teremos uma sessão difícil”, afirmou Amaral.

O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), disse que a bancada do partido ainda não decidiu se vai obstruir os trabalhos da sessão do Congresso. Ele disse que reunirá os senadores tucanos nesta terça-feira para fechar uma posição, mas antecipou que ele defenderá o uso de manobras para atrapalhar na votação. “É mais uma pedalada, mais um drible, descumprimento de recomendações do Tribunal de Contas da União”, criticou. A oposição na Câmara adiantou que vai tentar atrapalhar a votação da proposta com manobras regimentais.

Com informações do Estadão/Foto: Divulgação