São F. do Conde: Alunos de escola estadual realizam manifestação na BA-523

Os alunos do Colégio Estadual Ana Junqueira Ayres Tourinho, no Caípe, em São Francisco do Conde, realizam na manhã desta quinta-feira (19), uma manifestação na BA-523, rodovia que liga São Francisco do Conde a Madre de Deus para reivindicar melhorias na escola.  De acordo com os estudantes, os funcionários estão sem receber salário e não possui funcionários para serviços de limpeza, da secretaria e de cozinha. “Tem merendeira que a empresa Sandes não deposita o FGTS. Só tem professores e diretores até 10h30 que depois os alunos tem que ir para casa”, alega a mãe de um dos estudantes.

O trânsito está congestionado na região nos dois sentidos na rodovia. Os estudantes utilizam carteiras escolares para bloquear via e afirmam só irão liberar o trânsito por volta das 11h30.  “A situação é que nos estamos sem nenhum funcionário na escola, os funcionários já têm seis meses sem receber salario e entraram em greve. Estamos sem funcionários na área da cozinha, na limpeza da secretaria. Na verdade, a escola está parada, não está funcionando”, disse um dos estudantes.

45d84b29-3934-43f7-8f75-6388c956fc63

Representantes da Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Conde estão no local para tentar negociar a liberação da via. “É um total descaso com os alunos. É uma rataria, falta de funcionários, isso não é preciso. O estado tão rico, com uma refinaria tão próxima e isso é desnecessário”, afirma outro estudante.

manifestaão estudantes