Ocorrências de saúde caíram 23% neste ano; diminuição de blocos pode ter ajudado

O secretário de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, divulgou na manhã deste sábado que o número de ocorrências nos três primeiros dias de Carnaval em Salvador diminuíram cerca de 23 % e, de acordo com ele, existe a expectativa de que essa diminuição tenha se dado pelo menor número de blocos na folia.

“Houve 23% menos movimento em todos os nossos postos e o dado que puxa isso para baixo tem sido a diminuição nas agressões físicas. A diminuição por arma branca, por exemplo, caiu cerca de 43%. As agressões por socos, pontapés, diminuiu em torno de 30%. E a diminuição dos blocos e o fato de arriar as cordas diminui a tensão entre os cordeiros e a própria polícia, ou entre os blocos. Isso pode ter causado essa diminuição, mas ainda é cedo, hoje é sábado ainda. O dia de hoje para amanhã é importante para que a gente possa ter isso como um dado fundamental”, afirmou.

O secretário falou ainda sobre os postos Fique Sabendo, que ficaram espalhados pelos circuitos da folia para os cidadãos que quiserem fazer os testes de HIV ou outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). “Começa hoje, a partir das 14h. Nós fazemos teste para HIV, para sífilis, para todas as hepatites. Nós temos bioquímicos, psicólogos, assistentes sociais que possam acompanhar [o paciente] até para trazer o companheiro ou companheira dele. E a grande novidade esse ano é que, no caso da sífilis, a aplicação da medicação já vai se dar no posto de saúde” contou, salientando que para começar o tratamento os pacientes não precisarão ser encaminhados para outro posto de saúde.