Procura por vacina contra a gripe é baixa em Salvador

A procura pela vacinação contra a influenza nos postos de saúde este ano está baixa, segundo a Secretaria da Saúde do município (SMS). Na manhã deste sábado, 20, no segundo ‘Dia D’ da campanha, o movimento foi fraco nos 99 pontos fixos e 37 volantes disponibilizados para a imunização. Até o momento, somente 41% do público-alvo foi vacinado.

Além dos postos de saúde, foram disponibilizadas pontos de vacinação em shoppings, mercados, escolas, creches, entre outros locais. “No ano passado, houve uma procura intensa por causa da divulgação de óbitos. A população precisa se conscientizar da importância de tomar a vacina porque vamos entrar no inverno, período em que há uma circulação maior dos vírus respiratórios”, afirmou a subcoordenadora de controle de doenças imunopreveníveis da SMS, Doiane Lemos.

Segundo ela, somente 30% de crianças foram vacinadas, 40% das gestantes, 54% dos idosos, 57% dos trabalhadores de saúde e 21% dos portadores de doenças crônicas. A campanha foi iniciada no dia 18 de abril deste ano e está prevista para ser finalizada no dia 26 de maio.

A Vigilância Epidemiológica registrou, este ano, 73 casos de gripe na capital. Destes casos, dez evoluíram para forma mais grave da patologia, mas não houve nenhum óbito decorrente da doença.

 

Com informações do A Tarde/ Foto: Ailton Venegeroles l Ag. A TARDE