Convenção Democrata começa hoje; evento consolida candidatura de Kamala Harris

Joe Biden e ex-presidentes vão discursar em convenção do Partido Democrata

Vice-presidente dos EUA e candidata presidencial democrata, Kamala Harris. FOTO: Reuters

A Convenção Nacional Democrata começa nesta segunda-feira (19) em Chicago e a vice-presidente dos EUA Kamala Harris espera capitalizar o impulso que sua campanha alcançou desde que se tornou indicada.

O presidente Joe Biden está agendado para aparecer já na primeira noite, quando deverá “passar o bastão” para Harris e marcará o fim de sua carreira de mais de 50 anos na política.

Ao longo do evento, também devem discursar ex-presidentes e ex-primeiras-damas, como os casais presidenciais Barack e Michelle Obama e Bill e Hillary Clinton.

O candidato a vice de Kamala Harris, Tim Walz, discursará na quarta-feira, quando aceitará a nomeação à chapa. No dia seguinte, Harris será a última a se apresentar, fechando o evento.

O evento ainda deve consolidar a mudança de tom em torno da candidatura democrata, que sofria com falta de entusiasmo quando o presidente Joe Biden era o cabeça de chapa.

“Não havia excitação. Agora, há toneladas”, disse à CNN um estrategista democrata com profundos laços com Hollywood. “Estou recebendo centenas de mensagens de texto de pessoas me pedindo credenciais.”

Os temas para cada noite da convenção já foram definidos e, apesar de algumas confirmações, a programação permanece em constante mudança. Os responsáveis ​​convencionais sustentam que a infraestrutura geral não mudou, independentemente de uma mudança na liderança do partido.