ONG atinge marca de 40 milhões de tartarugas soltas no mar

Com informações do BN

Cem tartarugas nascidas na Praia do Forte, no Litoral Norte, foram soltas na areia da praia para o mar. Os animais são filhotes da espécie cabeçuda. Segundo o G1, a soltura dos filhotes foi para celebrar o marco histórico que o Projeto Tamar atingiu de liberar cerca de 40 milhões de tartarugas, entre filhotes, juvenis e adultas, neste ano. A ação ocorreu na última sexta-feira (13).

Filhotes de tartarugas nascem ou são levados para areia sempre a partir do fim da tarde devido aos problemas com o sol. Os animais soltos na sexta tinham menos de um dia de vida e ficaram algumas horas no laboratório do Projeto Tamar, esperando o momento de ganhar a liberdade. Além do marco de 40 milhões de tartarugas soltas, o Projeto Tamar comemorou os 40 anos dedicados à preservação desses animais.

Ainda segundo reportagem, soltos do mar, os filhotes nadam por quase uma semana até chegar em alto-mar. Uma reserva de energia ajuda na tentativa de chegada ao destino, o que faz com que esses animais não precisem se alimentar. A previsão é que daqui a 30 anos, já adultas, muitas irão voltar para desovar nas mesmas praias onde nasceram.