Mastologista explica técnica inovadora para reconstrução das mamas de pacientes oncológicas; entrevista aconteceu no Fala Comigo desta quarta – feira (20)

Foto: Arquivo de internet

Larissa Alves 

Autoestima e confiança são pilares importantes na vida das mulheres brasileiras, porém, nem sempre são alcançados, principalmente se o impacto for por questões de saúde, como o câncer de mama, por exemplo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, este tipo de câncer é o que mais acomete mulheres no país. Na Bahia, o percentual geral de casos rastreados pelo órgão federal no ano passado foi de 54,35%, por 100 mil mulheres, estimadas.

Para melhorar as condições físicas destas pacientes acometidas pela doença, que a mastologia, área da medicina que trata quaisquer fatores que possam afetar os seios, como dores, inchaços, infecções e, claro, o câncer, vem se inovando. Especialista em reconstrução mamária, o mastologista e cirurgião oncoplástico, Dr Leonardo Pires, foi o entrevistado desta manhã de quarta-feira (20), na edição do programa “Fala comigo”, apresentado por Edilton Luis e Rafael Santana.

O principal ponto da conversa foi sobre um estilo de técnica inovadora que utiliza pele e gordura do abdômen para reconstrução da mama após tratamento oncológico.O médico  explicou sobre suas principais vantagens “Essa técnica que a gente utiliza é como se tivesse fazendo, uma abdominoplastia, faz a retirada do tecido do abdômen, traz para zona do tórax, e utiliza aquele tecido para fazer para a mama. A grande vantagem é que ela preserva a anatomia das mamas.”, disse Pires.

Quadro “Momento com o entrevistado” com Edilton Luis e o mastologista Dr Leonardo Pires

Ao longo do quadro, mais informações foram dadas, como o processo de recuperação, idade mínima para a realização da cirurgia, processos de inovação e uma história sobre um resultado benéfico que marcou a vida de doutor e paciente.

“Teve uma paciente com câncer de mama e, no momento em que ela fez a cirurgia de retirada da mama, a gente reconstruiu com prótese, ela escolheu a prótese e a prótese faliu, ela não rejeitou a prótese de um lado. A gente colocou, tentou novamente, não foi evoluindo bem e escolhemos a técnica do DEP, porque ela tinha um abdômen doador. Oferecemos a técnica para ela e hoje ela tem as duas mamas reconstituídas e está super satisfeita, e também ficou com o abdômen do jeito que ela queria. Essa foi uma das mais complexas, mas o resultado foi satisfatório”, relembrou o especialista.

O programa “Fala Comigo” vai ao ar de segunda a sábado, das 06:00 às 09:00hrs, na Baiana FM — a rádio que você não para de ouvir!

Programa na íntegra:  https://www.youtube.com/watch?v=t6x3EeEzUxU