Candeias: Audiência pública promove debate sobre segurança

Foi realizada nessa terça-feira (24), na Câmara Municipal, uma audiência pública para discutir a segurança no município. Participaram do debate representantes da Polícia Civil, Militar e Rodoviária, do Ministério Público, Poder Executivo, do comércio local, Conselho Tutelar, Conselho de Segurança, proposto pelo vereador Fernando Calmon (PSD).

Calmon usou a tribuna para falar dos motivos que o fez solicitar a audiência. O vereador expôs a preocupação aos altos índices de criminalidade, déficit de policiamento para combater a violência, o consumo de drogas por parte dos jovens e truculência policial.

Em um momento do debate, um morador do Santo Antônio relatou a abordagem que sofreu próximo a sua residência, que o deixou com dores na coluna por vários dias, devido a truculência com que foi revistado. “Eu tenho problema de coluna e no momento da abordagem, o policial chutou a minha perna para que eu abrisse forçando minha coluna, eu tenho 62 anos”, relatou ele.

O presidente da Câmara, vereador Gil Soares (PTB), relembrou o compromisso firmado com o Coronel Anselmo Brandão, Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), onde foi garantido o aumento no efetivo de policiais no município.

O comandante da 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), major Eduardo Almeida, explicou que segurança pública não é exclusivo da Polícia Militar, é um sistema que envolve diversos órgãos, diversas instituições para juntas executares esses serviços em prol da sociedade. O Major falou também que é contra a violência e enfatiza para os seus comandados o uso da técnica ao invés da agressão, falou também sobre as denúncias que recebe para combater a poluição sonora, os paredões que atormentam os moradores nos fins de semana.  “A mão forte, do estado, a qual estou imbuído ela será exercida sempre”, completou Almeida.

Na ocasião, foi anunciada a criação do Plano Municipal de Segurança (PMS), documento que prevê ações de combate à violência no município. O projeto proposto pelo vereador João Cláudio (PMDB), foi aprovado pela maioria dos vereadores e deve analisado pelo Poder Executivo e os demais órgãos. “Ações como essa vem para afirmar nosso compromisso com a segurança pública, apesar de ser um dever do estado, é um compromisso de todos nós. Prefeitura da Cidade de Candeias vem fazendo sua parte, monitorando. Necessariamente, é preciso que se faça mais”, disse a líder do governo na Câmara, vereadora Marivalda da Silva (PT), em entrevista ao programa Baiana Livre.