Riachão: Campanha arrecada donativo para desabrigados

Já passa de 4 mil o número de pessoas desabrigadas pela chuva no município de Riachão do Jacuípe.   Voluntários realizam uma força tarefa para cozinhar, separar os alimentos, roupas e calçados que chegam de várias partes do Estado. Os moradores afetados estão em abrigos da cidade, como escolas, igrejas, associações e ginásio de esportes. “Essa é uma situação lamentável e estamos nessa batalha. Nesse momento precisamos de alimento, cestas básicas, leite para crianças, fraldas e pertences. Se alguém tiver moveis que sejam possíveis para doação, nos precisamos também. Mas precisamos também de material de limpeza e higiene pessoal. Nesse momento estamos precisando de tudo”, informou a prefeita Tânia Matos em entrevista ao programa Baiana Livre desta segunda-feira (25).

Doações 

A Prefeitura de Madre de Deus, em parceria com a Rádio Baiana FM, através do diretor Carlos Alberto de Oliveira, anunciou hoje (25) o envio de 5 mil quilos de feijão e 5 mil pacotes de leite em pó para as famílias desabrigadas de Riachão de Jacuípe. Os alimentos foram trocados por ingressos durante o Madre Verão, nos shows de Harmonia do Samba e Tayrone e serão entregues nesta terça-feira (26). “Estou muito feliz com a solidariedade do nosso povo com as pessoas que nesse momento passa por essa dificuldade. É um prazer muito grande para todos nós poder dar a nossa contribuição. Essa ação é do povo de Madre de Deus que sem dúvida está muito feliz com essa entrega”, disse o prefeito Jeferson Andrade, em entrevista ao programa Baiana Livre.

Para ajudar as famílias, campanhas estão sendo feitas através das redes sociais e das emissoras de rádio do município que se uniram em prol da causa.  Em Salvador, a campanha “Ajude Riachão do Jacuípe”, pretende arrecadar donativos para serem entregues aos moradores da cidade. Podem ser doados produtos de higiene pessoal, de limpeza, cobertores e alimentos não perecíveis. O posto de recolhimento fica no 17º andar do Edifício TK Tower, na avenida Magalhães Neto, em Salvador. Outro posto de doação fica na avenida Tancredo Neves, na portaria do edifício Catabas Center (no mesmo edifício Itaú). Para mais informações, o telefone é o (71) 99921-7593.

Ocorrências

Ainda de acordo com a prefeita, a Secretaria de Saúde intensificou o atendimento dos moradores e de  crianças de 0 à 10 anos de idade que apresentaram problemas de pele causados pela água poluída que alagou a cidade e atingiu principalmente.

A Defesa Civil municipal fez uma vistoria nas casas casas afetadas pela chuva, para avaliar o risco de desabamento. Os técnicos da Embasa já também recolheram amostras da água para analisar e evitar o risco de contaminação, após o rompimento de uma adutora.

Chuva

Diversos bairros da cidade de Riachão ficaram debaixo d’água após o Rio Jacuípe transbordar com a forte chuva que assola a regiaão desde a quarta-feira (22). Os bairros Jatobá, Barra, Alto do Cruzeiro, Alto do Cemitério, Bela Vista e Ranchinho foram os mais afetados.

As rodovias que ligam o município à Conceição do Coité e Feira de Santana foram interditadas após a ponte ter sido levada pela correnteza.

Riachão alagada famílias

A última vez que o município sofreu com enchente foi em 1980. Além de Riachão do Jacuípe, outras cidades na Bahia como Santa Maria da Vitória, Queimadas, Distrito de Jorrinho em Tucano estão sofrendo com os rios transbordando.