Senadora se reúne com o PT para discutir se vai ou não se lançar na disputa

Depois que o PCdoB conseguiu o apoio do PSD para emplacar a construção de uma aliança majoritária na corrida pela prefeitura de Salvador, o PT busca reforçar a possibilidade de se aliar com o PSB. Com chance remota, ainda há a possibilidade de formar chapa única entre PCdoB, PT, PSB e PSD. Nesta terça-feira (28), o PT pretende sentar com o PSB da senadora Lídice da Mata para costurar as conversas. O encontro ocorre depois que a sigla socialista se reuniu a portas fechadas na noite de ontem (27) para tratar do cenário político. Segundo caciques do PSB, a reunião foi um “conselho político”, onde a senadora ouviu as suas bases a respeito do quadro eleitoral.

A verdade é que o PSB está dividido, com setores socialistas apoiando a entrada da senadora na disputa, enquanto outra parcela do partido se mantém contrária à empreitada. “Vamos sentar com o PSB e a expectativa é que no Dois de Julho já tenhamos uma definição, buscando sempre a unidade da esquerda”, apontou o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação em entrevista ao Tribuna da Bahia.

Até o momento, já estão avançadas as pré-candidaturas da deputada federal Alice Portugal (PCdoB) com apoio do PSD, do deputado estadual Sargento Isidório (PDT) com possibilidade de apoio do PR e do Pros, e ganhando corpo também está o nome do ex-secretário Cláudio Silva, do PP.

Ainda segundo a Tribuna, as indefinições no fechamento do número de candidaturas, a base aliada de Rui ainda enfrenta dificuldades de arrematar a arrumação das peças no tabuleiro do xadrez. O próprio presidente do PT na Bahia não esconde sua posição quanto à redução de candidaturas nas eleições. Anunciação defende que duas chapas já seriam suficientes para representar o projeto esquerdista na capital baiana. Enquanto PT e PSB dialogam, o PCdoB já busca mais um aliado além do PSD do senador Otto Alencar. Hoje, está previsto um encontro entre dirigentes comunistas e do PTN, em Brasília, para tratar das eleições em Salvador. No entanto, o entrave na aliança se dá, segundo caciques do partido, pelas conversas pré-estabelecidas com o PSB e o PP do vice-governador João Leão.

No último dia 18, o PCdoB lançou oficialmente a pré-candidatura de Alice à prefeitura de Salvador. Em nota divulgada posteriormente, a legenda comunista disse que “o ato político de lançamento da pré-candidatura de Alice foi representativo e importante para a consolidação do projeto eleitoral de centro esquerda, encabeçado pelo PCdoB, que enfrentará a candidatura de ACM Neto na capital baiana”. “Agora, é importante avançar na ampliação do bloco, buscando ainda o apoio do PT, do PSB e de outras forças políticas que queiram somar conosco”.

Com informações da Tribuna da Bahia