Candeias: Quadrilha que usava farda falsa da PF é presa pela polícia

Dois homens e uma mulher foram presas acusados de integrar uma quadrilha que fazia assaltos usando fardas e distintivos da Polícia Federal. O líder da quadrilha Vítor Murilo Silva, sua companheira Jéssica Silva Montalvão, ambos de 22 anos, e o comparsa Leonardo Argolo Vasconcelos, de 23 anos, foram presos durante uma operação conjunta dos departamentos de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) e de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). Eles foram apresentados à imprensa, na tarde dessa terça-feira (19), no auditório do edifício-sede da Polícia Civil.

De acordo com a Polícia Civil, a suspeita, de 22 anos, seria responsável pela contabilidade do esquema. O marido dela também foi preso. Ele tem 22 anos e, segundo a polícia, deixou o presídio de Lauro de Freitas há três meses, beneficiado com uma saída temporária e não mais voltou.

O grupo é acusado de roubar a casa do vereador Ivan do Prateado (PP). Eles tiveram acesso à residência após apresentarem um falso mandado de condução coercitiva contra o político.

trio preso
Foto: Divulgação/ Polícia Civil

O trio, apresentado nesta terça, foi preso na sexta-feira (15) no bairro do Saboeiro, em Salvador. Com eles, foram apreendidos quatro conjuntos com camisas, calças e botas semelhantes aos usados pela PF, uma espingarda de calibre 38, uma pistola 380, um giroflex, 37 miguelitos (utilizados para furar pneus de carros), uma quantia de R$ 155 mil, entre dinheiro e cheques, além de um automóvel comprado com dinheiro roubado.

A última ação da quadrilha foi o assalto a um estabelecimento comercial, em São Sebastião do Passé, na quinta-feira (14), de onde levaram o dinheiro do caixa

Assalto

Cinco bandidos invadiram a casa do vereador,  no dia 13 de abril, por volta das 07h45, com distintivo falso da Polícia Federal. “Eles chegaram dizendo que eram da Polícia Federal e que eu estaria preso por corrupção quando era Secretário de Meio Ambiente”, contou o vereador a equipe da Rádio Baiana FM (89,3).

O edil informou ainda que os bandidos disseram que ele (Ivan do Prateado), estaria sendo preso por causa de desvio de R$ 1 milhão de reais. Da casa do vereador levaram os seguintes itens: TV; Dois vídeos games (Play Station e X-Box), roupas do vereador, dentre outros pertences.

Segundo Ivan, um dos bandidos estava munido de arma branca (faca), e ameaçava cortar o dedo dele (Vereador) e também atingir o filho caso não desse dinheiro. “Nesse momento disse as seguintes palavras: Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”, disse o vereador se referindo ao salmo bíblico, cujo capitulo é o 23.

Uma guarnição da 10ª Companhia Independente da Policia Militar (CIPM), chegou ao local e perguntou se o edil queria registrar uma queixa. No entanto, o vereador Ivan disse que havia feito uma promessa aos bandidos e, como cristão, iria cumprir. “Eu prometi que não daria queixa se eles não fizessem nada a mim e nem a minha família”, encerrou o edil.

Com informações do G1/Foto: Divulgação/Polícia Civil