Fratus faz 6º tempo e vai à final dos 50m livre; francês Manaudou lidera

A chance de superar o frustrante quarto lugar de Londres 2012 está nas mãos de Bruno Fratus. Principal velocista do Brasil na atualidade, o nadador de 27 anos confirmou presença entre os oito finalistas dos 50m livre e mantém vivo o sonho do pódio olímpico na Rio 2016. Nas semifinais da noite desta quinta-feira, no Estádio Aquático, o brasileiro anotou 21s71 e avançou para a decisão na sexta colocação. Outro representante do país na prova, Ítalo Manzine não foi bem. O jovem mineiro de 24 anos, que bateu Cesar Cielo na seletiva nacional em abril, acabou piorando sua marca das eliminatórias e, com o tempo de 22s05, terminou na 15ª colocação, eliminado dos Jogos.

Apesar da vaga garantida, Bruno Fratus sabe que terá que nadar bem mais forte na decisão para poder subir ao pódio. Confirmando seu favoritismo, o francês Florent Manaudou, atual campeão olímpico e mundial, cravou a melhor marca do ano na prova e passou em primeiro com sobras: 21s32. A disputa por medalhas está marcada para a noite desta sexta-feira, a partir das 22h (de Brasília).

Outros três fortes concorrentes do brasileiro pela medalha também foram superiores na semi. O veterano americano Anthony Ervin, de 35 anos, ouro em Sydney 2000, e o jovem ucraniano Andrii Govorov, de 21 anos, empataram com a segunda melhor marca da noite: 21s46. Um centésimo depois, apareceu outro americano, Nathan Adrian, atual vice-campeão mundial (21s47).

– Até agora tem sido uma prova bem previsível e numa média um pouco mais fraca do que eu estava esperando. Inclusive eu mesmo. Tenho encontrado uma dificuldade para encontrar a velocidade que eu queria estar nadando, mas a prioridade do dia era classificar para final. Ter uma chance de nadar daqui a 24 horas dá um alívio – avaliou Fratus.

Nadando na segunda série semifinal, os dois brasileiros levantaram a torcida no Estádio Aquático quando foram anunciados. Na piscina, Fratus largou melhor e se manteve na briga com os primeiros da bateria até a reta final. Porém, perdeu um pouco de ritmo nos últimos metros e acabou batendo na quarta colocação, sexto tempo no somatório geral. Além de Manaudou, Ervin, Govorov e Adrian, o britânico Ben Proud também foi mais rápido que o brasileiro, com 21s54 (5º). O lituano Simonas Bilis passou empatado com Bruno (21s71) e o sul-africano Bradley Tandy completou a lista dos finalistas com 21s80.

Foto: Satiro Sodré / SSPress