São F. do Conde: Orkestra Rumpilezz se apresenta neste sábado no município

Após se apresentar no Carnaval de Salvador, Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz levam seu trio para a São Francisco do Conde neste sábado (11). A apresentação, que acontece no Largo do Mercado Cultural, faz parte do projeto JazzTrio pela Baía, que ainda passará por Santo Amaro (12/03), Cachoeira (18/03), Madre de Deus (19/03) e Salvador. O projeto “JazzTrio pela Baía” conta com o apoio institucional do Instituto Rumpilezz, da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde e é patrocinado por Vivo, Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura do Governo do Estado da Bahia, através do Programa FazCultura.

Idealizado e desenhado pelo maestro Letieres Leite, com a contribuição de artistas visuais como Flávio Oliveira e Tiago Ribeiro, e construído por Mundinho Tapajós, nome importante na história dos trios elétricos, o JazzTrio foi pensado para o Carnaval. Baixinho, sem cordas e com volume agradável, desfilou pelo terceiro ano seguido na festa, conquistando público crescente.

“Sinto que precisamos melhorar estas artérias de comunicação, não só com as cidades ao redor da Baía de Todos-os-Santos, mas também com o subúrbio ferroviário de Salvador, por exemplo, e outras regiões do estado. A ideia da circulação do JazzTrio vem para cumprir este objetivo”, explica.

Nos concertos em cada cidade, a Orkestra Rumpilezz apresenta repertório conectado com seus 10 anos de história musical, com canções de seus dois discos autorais, “Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz” (2009) e “A Saga da Travessia” (2016).

Além das apresentações gratuitas, o projeto realiza também o workshop “As Matrizes Africanas na Música Popular Brasileira | Método UPB por Letieres Leite”. Voltado para músicos, estudantes de música e interessados em geral, o workshop apresenta o Método UPB – Universo Percussivo Brasileiro, criado por Letieres, que trata da matéria de transmissão de claves e desenhos rítmicos do universo percussivo baiano para instrumentos e promove uma reflexão sobre a formação da música de consequência, da diáspora negra na Bahia.

Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz

Criada em 2006 pelo maestro, compositor e arranjador Letieres Leite, a Orkestra Rumpilezz – bigband instrumental de percussão e sopros – tem como proposta musical traduzir para a concepção do jazz as raízes afro-baianas.

Com seu primeiro disco, “Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz” (2009), foi vencedora do Prêmio Bravo! como Melhor Álbum Popular e do 21º Prêmio da Música Brasileira em duas categorias, Revelação e Melhor Grupo Instrumental. Seu segundo CD, “A Saga da Travessia”, foi lançado em 2016 pelo Selo Sesc de Música.

Além de Lenine e Gilberto Gil, realizou trabalhos com importantes nomes da música, como Joshua Redman, Arturo O’farrill, Steve Bernstein, Max de Castro, Toninho Horta, entre outros. Seu trabalho já foi apresentado em turnês na Europa e nos Estados Unidos. Suas composições, concebidas a partir das claves e desenhos rítmicos do chamado Universo Percussivo Baiano (UPB) – terminologia observada e desenvolvida por Leite – têm entre as referências histórico-musicais as agremiações percussivas como Ilê Aiyê e Olodum, os Sambas do Recôncavo e os toques do Candomblé.