Candeias: Reunião entre prefeitura e motoristas dos transportes alternativos suspende paralisação nesta quinta

A paralisação dos motoristas do transporte alternativo que estava marcada para esta quinta-feira (30) foi suspensa devido a uma convocação de reunião entre a categoria e o prefeito de Candeias, Pitágoras Ibiapina, na manhã desta quinta-feira.  A informação foi confirmada pelo presidente da Cooperativa dos Motoristas Autônomos de Candeias e Região Metropolitana (Coopercan), Roberto de Jesus.

De acordo com Roberto, o objetivo da reunião é cobrar da prefeitura fiscalização para coibir o transporte ilegal de passageiros. Caso não haja acordo, a categoria afirma que vai paralisar os serviços na terça-feira (4), o que comprometerá a circulação dos transportes alternativos na cidade.

“Sofremos muito com o transporte clandestino. Muitos motoristas vêm para cá e trabalham sem pagar os impostos que pagamos. Isso está errado e, se nos organizarmos como classe, podemos coibir essa prática denunciando à Prefeitura”, afirmou. Roberto esclarece que o município conta atualmente com mais 50 motoristas operando clandestinamente.

Lei Municipal

Em 2016, foi sancionada pela Prefeitura de Candeias a Lei Municipal nº 963/2016 que estabelece ações para coibir o transporte clandestino. De acordo com a Lei, o motorista que for flagrado de forma clandestina pagará multa no valor de R$ 1 mil e terá o veículo apreendido. Em caso de reincidência no prazo de seis meses, o valor da multa será de R$ 2 mil e o motorista poderá perder o alvará de concessão.