São F. do Conde: Reunião discute implantação do curso de Medicina na Unilab

A implantação do curso de Medicina na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em São Francisco do Conde, foi discutida na manhã da segunda-feira (15) em uma reunião entre o prefeito Evandro Almeida (PP), secretários e o reitor Anastácio de Queiroz Souza. A primeira turma do curso de medicina tem previsão de ser iniciada até o primeiro semestre de 2018, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

O prédio que abrigará o curso terá, aproximadamente, 24 salas de aula, laboratórios de informática, áreas de convivência com cantinas, biblioteca, outros laboratórios específicos, além de áreas administrativas. O projeto é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde. A obra, estimada em R$ 14 milhões, é executada pela empresa RCI Construção e Meio Ambiente LTDA.

Para o prefeito Evandro, a implantação desse curso dará uma nova tônica na educação, saúde e desenvolvimento do município. “Esse é um sonho que a gestão e a população querem que saia do campo do desejo e passe para o campo da realidade”, destacou.

O reitor Anastácio agradeceu o empenho de todos e disse que levará o pleito ao Ministério da Educação em reunião que acontecerá no próximo dia 23 de maio, em Brasília (DF). Ele afirmou que conta com o apoio de todos e a presença também da comissão de implantação do curso de medicina para que juntos possam reforçar toda a disposição do município de São Francisco do Conde e do Governo de Estado da Bahia em implantar o curso de medicina no Campus dos Malês.

Também participam do encontro o deputado federal Cacá Leão e deputado estadual Rosemberg Pinto, vice-prefeito de Madre de Deus, Jailton Polícia, o vice-prefeito, Nem do Caípe, os secretários municipais de Educação de Candeias e São Francisco do Conde, Jair Cardoso e Marivaldo do Amaral, respectivamente, e técnicos da Unilab.

Criada há cinco anos, a Unilab tem mais de 3.500 estudantes matriculados nos estados do Ceará e Bahia.