São F. do Conde: Desfile cívico comemora Independência do Brasil; governo anuncia mudanças

O desfile cívico em comemoração pelos 195 anos da Independência do Brasil reuniu alunos das escolas públicas e militares na praça Maria do Benzê, em São Francisco do Conde, nesta quinta-feira (7). Este ano, o ato teve como tema “Independência: um olhar sobre a participação popular” e teve início por volta das 9h e percorreu as principais ruas do município. Cerca de quatro fanfarras e 400 estudantes da rede municipal participam do Desfile. O ato contou também com a participação do prefeito Evandro Almeida, acompanhado de secretários e vereadores.

Foto: reprodução

Em entrevista exclusiva a Rádio Baiana FM (89,3), o secretário de Educação, Marivaldo do Amaral revelou que o município não irá realizar o tradicional desfile do 7 de Setembro a partir do próximo ano. Segundo Marivaldo, a cidade vai realizar o desfile cívico no Dois de Julho por entender que o município teve importância na Independência da Bahia, consequentemente, na do Brasil. “Na verdade a independência do Brasil foi construída no Dois de Julho na Bahia, com intensa participação do povo de São Francisco do Conde e também do recôncavo da Bahia”, explicou.

Foto: reprodução

Como professor de História, Marivaldo disse ainda que conversou com o prefeito Evandro Almeida que entendeu os seus argumentos no pedido da mudança. “A gente não pode continuar concordando com essa construção da história oficial que muito mais enganou o povo do que trouxe a verdade histórica. O 7 de Setembro que traz a imagem de Dom Pedro I como herói da independência foi uma historia contada com o intuito de construir no imaginário brasileiro a sensação de que Dom Pedro separou Brasil de Portugal, quando na verdade Dom Pedro cumpriu a vontade das forças populares”, argumentou.