Lavagem do Bonfim acontece nesta quinta-feira (16)

Lavagem da Igreja do Senhor do Bonfim 2013. Fotos: Carla Ornelas/GOVBA

Fé e devoção estarão presentes em mais uma edição da Lavagem do Bonfim, que acontecerá nesta quinta-feira (16). Baianas tipicamente trajadas puxarão o cortejo, a partir das 7h, que percorrerá cerca de oito quilômetros até a Colina Sagrada. O cortejo inicia a partir das 8h, em frente à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio.

A caminhada de fiéis por um percurso de oito quilômetros até a Colina Sagrada terá início após a realização de um ato ecumênico em frente à Basílica da Conceição, com a participação do pároco e reitor do Santuário da Conceição da Praia, Adilton Lopes Pinto.

A programação em homenagem ao Senhor do Bonfim, considerado o padroeiro de coração dos baianos, foi aberta na última quinta-feira (9). Este ano, a festa tem como tema “Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção”. Além do tema, a festa ainda terá o lema de “Ontem, hoje e sempre sob a sombra da Tua Cruz”.

Lavagem do Bonfim é uma das festas religiosas mais importantes da Bahia e deve atrair cerca de dois milhões de pessoas. O evento faz parte da programação da festa ao Nosso Senhor do Bonfim, com celebrações católicas realizadas do dia 9 a 19 de janeiro.

O prefeito ACM Neto (DEM) participa a partir das 8h, da programação da Lavagem do Bonfim. Ele faz o percurso ao lado do vice-prefeito Bruno Reis, secretários, dirigentes de órgãos municipais, lideranças e políticos. Já o governador Rui Costa (PT) não participará da tradicional da Lavagem do Bonfim. A informação foi compartilhada pelo próprio governador nas redes sociais na manhã desta quarta-feira (15).

Este ano, o andor que leva a imagem do Senhor do Bonfim será conduzido em uma grande caravela produzida pelo artista plástico Zaca Oliveira, para recordar a chegada da imagem do Senhor do Bonfim a Salvador em abril de 1745. A caravela será ladeada por um pano azul, simbolizando o mar.

Um dos momentos mais esperados é o da lavagem das escadarias da Basílica Santuário Senhor do Bonfim, feita pelas baianas, com água de cheiro. O ato está programado para ocorrer às 13h30, sob uma alvorada de fogos e execução do hino ao Senhor do Bonfim. Muitos fiéis pagam promessa e aproveitam também para agradecer e pedir bênçãos e proteção.

Alguns estabelecimentos na Cidade Baixa alteram o horário de funcionamento nessa quinta-feira (16), devido a tradicional Lavagem do Bonfim. Os estabelecimentos localizados em outras áreas da cidade abrem normalmente.