Urologista baiano completa 700 cirurgias robóticas

 

O uro-oncologista Nilo Jorge Leão acaba de atingir a marca de 700 cirurgias robóticas com uma prostatectomia radical robótica (retirada total da próstata com auxílio de robô) realizada no Hospital Mater Dei, na capital baiana, do qual Nilo Jorge é chefe do serviço de Urologia. O tratamento cirúrgico para o câncer de próstata representa 70% das cirurgias robóticas realizadas pelo coordenador do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR). A doença tem maior prevalência entre homens acima de 65 anos, atingindo seis em cada 10 casos diagnosticados no país, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O procedimento minimamente invasivo de um paciente de Salvador, de 65 anos, durou um pouco mais de 1 hora e, devido às características da modalidade robótica, ele poderá voltar à sua vida normal em 30 dias.

Além do destacado volume cirúrgico no campo da oncologia, Nilo Jorge Leão acumula feitos importantes e inéditos na medicina baiana como a primeira cirurgia pediátrica assistida por robô na Bahia, além de participar de cirurgias multidisciplinares para o tratamento de doenças como endometriose e problemas urológicos congênitos em crianças, juntamente com outros membros do IBCR. Há menos de um mês, o especialista realizou uma cirurgia inédita para tratamento de metástase linfática de um câncer de próstata, que reuniu os avanços da radiologia intervencionista com a tecnologia Firefly do robô da Vinci Xi, o mais moderno do mundo.
Nilo Jorge comemora o feito e destaca sua satisfação em exercer uma medicina ética e voltada para o bem dos pacientes. “Sinto-me feliz e honrado não somente por uma conquista profissional, mas principalmente por contribuir diretamente para o resgate da saúde e qualidade de vida de tantos pacientes. Amo minha profissão e cada avanço, cada marco, cada paciente que consigo ajudar, representa muito pra mim. Completei com meu time do IBCR 700 cirurgias robóticas, 700 vidas que conseguimos ajudar através da plataforma do que há de mais moderno em cirurgia minimamente invasiva. A maioria dos meus pacientes, baianos e conterrâneos, receberam tratamento como se estivessem nos centros mais desenvolvidos do mundo”. Nilo Jorge Leão também é coordenador do Núcleo de Uro-Oncologia do Hospital Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce), chefe do serviço de Urologia do Hospital Municipal de Salvador, sócio do grupo Uroclínica da Bahia e credenciado para realização de cirurgias robóticas em Salvador e em outros grandes hospitais em São Paulo.

 

Ascom:Cinthya Brandão