A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) abriu uma investigação interna para apurar o que provocou o curto-circuito que ocasionou o apagão em Salvador e em outras sete cidades baianas na manhã de quinta-feira (17). A Chesf tem um prazo de até 30 dias para identificar o motivo do curto-circuito e, como é padrão nesse tipo de situação, um relatório deve ser enviado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Segundo a empresa, houve um curto-circuito em um equipamento na subestação de Pituaçu, que fica em Salvador. Devido a essa falha, o barramento de 230 kV da subestação foi desligado, causando o desligamento das subestações Matatu e Narandiba. Assim, o suprimento de energia na cidade foi prejudicado.
“Imediatamente após a ocorrência, foram adotadas as providências operacionais para o restabelecimento das cargas, sendo a sua normalização concluída às 10h20”, informou a companhia, em nota.
O apagão afetou um milhão de clientes da Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba), em Salvador. As informações são da assessoria da Coelba, segundo a qual a Região Metropolitana de Salvador conta com 1,3 milhão de clientes, sendo 1,1 milhão deles na capital (apenas 10% de soteropolitanos não foram atingidos).
