Atividades físicas são aliadas no bom funcionamento do coração; especialista comenta

Ser adepto a atividades físicas resulta em uma melhora significativa da saúde, principalmente a do coração, prevenindo possíveis emergências médicas.De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Infarto Agudo do Miocárdio é a maior causa de mortes no país. Estima-se que, no Brasil, ocorram de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto e que a cada 5 a 7 casos, ocorra um óbito. No quadro “Momento do Especialista” desta quarta-feira (17), o cardiologista Cláudio das Virgens, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia da Bahia falou sobre os benefícios das atividades físicas para a saúde do coração.

“A atividade física regular, ajuda no controle da pressão arterial, ajuda a melhorar o perfil da massa que nós temos no corpo, então nós temos a massa muscular e a massa gorda, então atividades físicas, juntamente com outras individuais controla melhor o açúcar, então diminui o risco de desenvolver diabetes, controla melhor a atração, melhora o desempenho funcional e a qualidade de vida”, disse o médico.

O especialista revela que até recentemente o segundo fator de risco para infartos e derrames era o tabagismo, mas com a recente redução do número de fumantes no Brasil e no mundo, o sedentarismo passou para o segundo lugar, com a agravante que o sedentário tende a se tornar tanto obeso como hipertenso e diabético.

Confira algumas dicas para cuidar da saúde deste órgão tão importante:

– Evite consumir alimentos industrializados, ricos em gorduras trans ou saturadas. Alimentos que são “amigos” do coração: castanhas, frutas vermelhas, linhaça, feijão, azeite extravirgem, aveia e abacate;
– Pratique de 30 a 40 minutos diários de exercício físico;
– Fique longe do cigarro e evite bebidas alcoólicas;
– Evite o sobrepeso;
– Durma a quantidade de horas necessária e busque noites de sono de qualidade.
O que você tem feito para cuidar da sua saúde? Mantenha bons hábitos e preze pelo bem-estar mental e físico para ganhar mais qualidade de vida!

Lembrando que o mais importante é se movimentar, o coração agradece!